O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, abriram esta quarta-feira em Cannes (sudeste) uma minicúpula da crise dedicada à Grécia, na qual participam o FMI e a Comissão Europeia, comprovaram jornalistas da AFP.
A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, também participam desta reunião, convocada em caráter de urgência antes da cúpula do G20, quinta e sexta-feira, para falar da decisão do premier grego, Giorgos Papandreu, de convocar um referendo sobre o plano de resgate do seu país.
Os participantes da reunião não fizeram nenhuma declaração ao chegar a Cannes. Uma segunda reunião está prevista para as 20H30 locais (17H30 de Brasília), durante a qual participarão Papandreu e seu ministro das Finanças, Evangelos Venizelos.
A comoção provocada pela decisão do premier grego de convocar um referendo sobre o plano de ajuda europeu à Grécia fez as bolsas despencarem na terça-feira.