As bolsas europeias operam com leve alta na manhã de hoje, animadas pela decisão do primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, de desistir de um referendo sobre o pacote de resgate financeiro oferecido ao país. No entanto, ainda existe cautela entre os investidores, já que o premiê grego enfrentará hoje a votação de uma moção de confiança. Perto das 8 horas (horário de Brasília), Londres subia 0,66%, Paris avançava 0,23%, Frankfurt perdia 0,18% e Madrid tinha alta de 0,52%.
O otimismo também vai sendo contido pela espera dos resultados da cúpula do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), que termina hoje em Cannes, na França. Além disso, os investidores ficarão de olho no relatório sobre o mercado de trabalho dos EUA.
Já os indicadores divulgados no começo do dia não foram animadores. O índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro caiu para 46,5 em outubro, de 49,1 em setembro, abaixo da estimativa de 47,2. O resultado indica que a atividade no bloco monetário mergulhou ainda mais na recessão no mês passado.