As bolsas da Europa operam em queda neste início de semana, após investidores desviarem sua atenção da Grécia para a Itália. O temor recai sobre a estabilidade do governo italiano e sua capacidade de lidar com a crise da dívida no continente. Às 8h30 (horário de Brasília), a bolsa de Londres caía 1,53%, Frankfurt tinha baixa de 1,57%, e Paris perdia 1,68%.
A Câmara Baixa do Parlamento Italiano deverá votar amanhã as medidas orçamentárias. Se elas não forem aprovadas, Berlusconi será submetido a outro voto de confiança. "Desta vez ele pode estar sem sorte. A Itália pode muito bem pegar o caminho da Grécia, ou seja, a formação de um governo de união", avaliou a equipe da Forex.com.
Os temores sobre a Itália foram exacerbados por comentários feitos pelo membro do Banco Central Europeu (BCE) Yves Mersch. Em entrevista ao jornal italiano La Stampa, Mersch afirmou que o banco decidiu que não comprará a dívida italiana, se o governo não fornecer evidência suficiente de que manterá os planos de reforma e reestruturação.