Nos nove primeiros meses do ano as vendas do comércio varejista de Belo Horizonte cresceram 4,85% na comparação com o mesmo período de 2010. Nesta base de comparação os setores que apresentaram crescimento foram: tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+6,56%); ferragens, material elétrico e de construção (+6,41%); supermercados e produtos alimentícios (+3,69%) e produtos farmacêuticos (+6,58%).
O desempenho também foi positivo nos últimos doze meses do ano apresentando crescimento de 6,35%. De acordo com a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, o crescimento da atividade comercial nesta base se deve ao grande impulso que a economia teve no final de 2010 e início de 2011, onde o crédito mais facilitado e o crescimento da massa salarial impulsionaram o consumidor a comprar mais. “Esse crescimento vem sendo sustentado pelo tripé emprego, renda e crédito, além da ascensão das classes C, D e E no mercado”, afirmou.
Em setembro na comparação com o mês imediatamente anterior houve queda de 3,02% nas vendas. “O Dia dos Pais, comemorado em agosto, torna o mês uma base forte de comparação”, explicou a economista da CDL/BH. “Soma-se a isso uma redução do salário real na Rede Metropolitana de Belo Horizonte”, completou. Os setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação foram: máquinas e eletrodomésticos (+1,46%); veículos novos e usados (+2,79%), combustíveis e lubrificantes (+5,6%) e artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha.
Na comparação com setembro do ano passado houve retração de 0,67% nas vendas. Os setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação foram: produtos farmacêuticos (+2,61%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+6,23%); ferragens, material elétrico e de construção (+1,98%) e artigos diversos (+1,54%).