O comissário europeu responsável pelos serviços financeiros, Michel Barnier, classificou nesta sexta-feira de "grave incidente" a divulgação errônea pela agência de classificação Standard & Poor's de uma mensagem anunciando a diminuição da nota da dívida da França.
"Este incidente é grave e demonstra que, na atual situação extremamente volátil e tensa dos mercados, os atores destes mercados devem dar provas de rigor e de um alto senso de responsabilidade", indicou em uma declaração.
Corresponderá à autoridade europeia de vigilância de agências de classificação (ESMA), em coordenação com a Autoridade dos Mercados da França (AMF), "avaliar" o caso e "extrair as consequências", disse Barnier.
A Standard and Poor's (SP) reconheceu na quinta-feira em um comunicado que havia difundido por erro a alguns de seus assinantes uma "mensagem" que anunciava a degradação da nota da França, que até agora possui o triplo A, a maior.
"Devido a um erro técnico, foi divulgada automaticamente uma mensagem a alguns assinantes ao portal da S&P Global Crédit indicando que a nota de crédito da França havia mudado", indica o comunicado da agência.
"Não é o caso: a nota da República francesa segue sem mudanças em AAA, com perspectiva estável, e este incidente não está ligado a nenhuma atividade de vigilância da nota", acrescentou a agência.