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Estado de Minas

Peugeot novo com defeito vira pesadelo para consumidor

Veículo adquirido por comerciante apresentou defeito poucas semanas após sair da revenda, em 2008. Caso está na Justiça


postado em 15/11/2011 07:23 / atualizado em 15/11/2011 08:59

(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
 

O comerciante Wagner Fernandes, de 45 anos, viu seu sonho se transformar num pesadelo, que já dura três anos. Em outubro de 2008, ele pagou R$ 51 mil em um Peugeot Passion 207, ano 2008 e modelo 2009. A felicidade em adquirir o primeiro veículo zero quilômetro durou poucas semanas: “O carro deu quatro panes elétricas em pouco tempo. Procurei a concessionária Bordeaux, que fica no Bairro Estoril, e ela não resolveu o problema. O carro está parado na garagem desde 2008”, lamentou.

A dor de cabeça do comerciante começou poucos dias depois da compra do veículo. A concessionária, de acordo com ele, atribuiu o defeito ao DVD que o comerciante havia comprado numa loja. “Porém, após a terceira pane, a empresa retirou e colocou o aparelho. E, quando ele já havia sido retirado do carro, ocorreu a quarta pane. Portanto, houve defeito sem o DVD instalado.” Wagner tentou, sem sucesso, resolver o problema amigavelmente na concessionária, sem sucesso.

O caso foi parar na Justiça. Na última audiência, há três semanas, segundo Wagner Fernandes, a representante da montadora lhe ofereceu R$ 28 mil pelo veículo. “É um desaforo. Quero o valor que paguei de volta”, esbravejou o comerciante, que decidiu tornar seu pesadelo público. Wagner imprimiu 20 mil panfletos relatando seu problema e criou uma página internet (www.problemao.com.br) com a mesma finalidade. E mais: alugou um reboque para transportar seu veículo pelas ruas de BH. O comerciante chegou a fazer manifestações próximas à concessionária, que divulgou nota de esclarecimento, assinada pelo diretor de Pós-vendas, Rogério González.

“O cliente decidiu, por conta e risco, instalar, numa loja de acessórios, equipamento não original e não homologado pela montadora – mesmo estando claro no manual de garantia da Peugeot que a atitude poderia anular a garantia contratual do veículo. (…) Ao ser procurada para verificação do problema, a concessionária constatou que a causa da perda de corrente e consequente descarregamento da bateria era em virtude da instalação de equipamento não original fora da rede autorizadas, não sendo possível resolver o problema sem a retirada desse equipamento e restituição do veículo à sua configuração original.”

A nota continua: “O cliente decidiu acionar judicialmente a concessionária e a Justiça determinou a realização de perícia técnica no veículo. O laudo concluiu que a causa do problema alegado é exclusivamente fruto da instalação inadequada de um equipamento não original, não tendo a concessionária ou a Peugeot qualquer responsabilidade pelos problemas elétricos. Insatisfeito com o resultado pericial, o cliente decidiu realizar manifestação nas proximidades da concessionária (…). A concessionária lamenta essa situação, mas não é, de forma, alguma responsável pelos problemas”.

Wagner não concorda com a posição da concessionária. Segundo ele, “o perito se esqueceu ou não sabe que a (marca do DVD) é uma das melhores do Brasil e que, além disso, os aparelhos instalados em carros da Peugeot só funcionam com o veículo ligado, impossibilitando o roubo de carga da bateria”. A montadora foi procurada para comentar o assunto, mas não se pronunciou até o fechamento da edição.


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