A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta quinta-feira a Operação Trucatto, para combater fraudes em licitações públicas nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em Minas, as ações estão concentradas em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
De acordo com a Receita, o nome da operação faz referência ao “dado viciado, maliciosamente modificado, de forma que uma ou mais faces têm mais chance de sair do que as outras”.
Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão e quatro de prisão. Participam da operação cinco servidores da Receita Federal e cerca de 100 policiais federais. De acordo com a PF, o cumprimento dos mandados objetiva, de forma cautelar, apreender elementos materiais para instrução das investigações, bem como interrogar simultaneamente os principais investigados.
A Receita informou que os envolvidos poderão responder por formação de quadrilha, crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica, falsificação de documentos, entre outros crimes.
Às 15h, no auditório da Delegacia da Polícia Federal em Juiz de Fora, representantes da Receita Federal e a PF darão detalhes sobre a operação. (Com Agência Brasil)