O porcentual de famílias endividadas recuou 2,2 pontos porcentuais em novembro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Foi o sexto mês consecutivo de queda no indicador.
O total de pessoas que declararam possuir alguma dívida passou para 59%, contra 61,2% dos entrevistados em outubro. O montante de endividados também foi menor do que o registrado em novembro de 2010, de 59,8%.
De acordo com a CNC, há uma tendência de redução no nível de endividamento desde o terceiro trimestre do ano, como reflexo, entre outros fatores, da evolução favorável do mercado de trabalho.
O porcentual de famílias endividadas recuou nas duas faixas de renda pesquisadas. Na faixa de renda inferior a 10 salários mínimos, o total de endividados caiu para 60,4% em novembro, após ter registrado 62,9% em outubro, e 62,2% em novembro de 2010. Entre as famílias com renda mensal superior a 10 salários mínimos, o nível de endividamento passou de 50,5% em outubro para 48,9% em novembro. No entanto, o montante permaneceu superior ao observado em novembro do ano passado, quando 45,1% das famílias nessa faixa de renda declararam possuir dívidas.