O Aeroporto Regional de Lavras “Padre Israel” foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na manhã desta quarta-feira. A portaria nº 2.243/11 foi publicada no Diário Oficial da União e altera a inscrição do aeródromo de Lavras, mantendo-o aberto ao tráfego aéreo.
No dia 21 de setembro estiveram no aeroporto de Lavras, os Inspetores de Aviação da Anac, Osvaldo Cavalcante e Virgílio Castelo Branco, para a vistoria final, que foi realizada para conferir as condições da pista, área de segurança e balizamento noturno. A partir do resultado da vistoria, a Anac constatou que o aeroporto estava apto a manter tráfego aéreo.
O Aeroporto Padre Israel está liberado para pouso e decolagem de aviões com até 52 passageiros das linhas aéreas regulares, em pousos diurnos e noturnos. As empresas aéreas só operam em aeroportos homologados pela Anac, pois esta é uma exigência de suas seguradoras.
O aeroporto de Lavras foi reinaugurado no dia 17 de março de 2010, após a conclusão da obra no valor de quase R$ 12 milhões, necessária para que o aeródromo existente até então se adequasse às normas exigidas para sua homologação.
Na sexta-feira, uma reunião em Belo Horizonte, entre as autoridades municipais e uma das companhias aéreas que demonstrou interesse em colocar Lavras em suas rotas, deverá acontecer.
Inicialmente a cidade poderá contar com vôos regulares para Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Um ponto que deverá ser apresentado às empresas interessadas é a frequência de estudantes que fazem cursos a distância na Universidade Federal de Lavras (Ufla), via Faepe (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão).