Os preços dos contratos futuros de petróleo terminaram em queda nesta quarta-feira em Nova York e em Londres, em um mercado surpreendido pela dificuldade de captar fundos da Alemanha, maior economia da Eurozona.
O barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em janeiro perdeu 1,84 dólar em relação à terça-feira, fechando a 96,17 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).
Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte com igual vencimento, terminou a 107,02 dólares no Intercontinental Exchange, em queda de 1,73 dólares. "O mercado realmente acompanhou o fracasso da emissão de títulos da Alemanha", disse Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.
Apesar da queda generalizada nos preços, os estoques de petróleo registraram uma forte e inesperada queda na semana passada nos Estados Unidos, segundo dados publicados nesta quarta-feira pelo Departamento de Energia (DoE).
As reservas de petróleo retrocederam em 6,2 milhões de barris (mb) na semana finalizada em 18 de novembro, para 330,8 mb. Os analistas interrogados pela agência Dow Jones Newswires previam um aumento de 300.000 barris nas reservas.
Já as reservas de gasolina subiram em 4,5 milhões de barris e superaram em cinco vezes as previsões dos analistas, que previam uma alta de 900.000 barris.