Os voos de hoje da companhia portuguesa TAP estão cancelados em função da greve geral no país. No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, o voo que sairia à 0h55 foi cancelado para amanhã, no mesmo horário. O voo que viria de Lisboa às 15h35 e chegaria ao aeroporto às 23h30 também foi cancelado. “Os passageiros não vão enfrentar problemas, pois já estão todos acomodados em novos voos”, afirma Carlos Dias, gerente regional da TAP.
A greve geral anunciada para hoje em Portugal é contra a política de austeridade do governo de centro-direita e abrange alguns sindicatos com representação no setor do transporte aéreo. Deve afetar ainda os serviços de saúde e educação. Em Confins, a companhia aérea opera com seis voos semanais, de sábado a quinta-feira. Nesta semana, em função da greve, vai voar também na sexta-feira. No Brasil, são cerca de 10 voos diários. Além da capital mineira, as cidades de onde partem os voos são Porto Alegre, São Paulo, Rio, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Salvador e Recife.
PRIVATIZAÇÃO
O presidente da TAP, Fernando Pinto, disse que o governo português pretende iniciar o processo de privatização da empresa até o fim do ano. O primeiro passo, segundo ele, é a formação de grupo interno, composto por representantes dos ministérios das Finanças e dos Transportes, pela TAP e pela Parpública, estatal que controla a aérea. A expectativa do executivo é que 100% da empresa seja privatizada e o processo concluído até meados de 2012. Ainda não há definição O governo português também ainda não decidiu se a privatização será por leilão ou se seguirá outro modelo.
Pinto nega qualquer interesse das companhias aéreas brasileiras na privatização da TAP. As duas maiores empresas do país, TAM e Gol, também negam negociação com a companhia. A Gol informou, por meio de nota, que não tem interesse em investir na TAP. A TAM segue o mesmo caminho e informa que, no momento, está dedicando os esforços na criação da LATAM Airlines Group, que vai resultar na fusão da TAM Linhas Aéreas e da LAN Airlines. A Lan e a TAM anunciaram no mês passado que haviam começado a definir a estrutura corporativa do grupo, que deve se converter em uma das maiores companhias aéreas do mundo. No Brasil, o acordo multimilionário para criar o novo grupo LATAM Airlines Group já passou dois ou três obstáculos e continua sujeito à aprovação antitruste.
A instabilidade econômica na Europa e nos Estados Unidos não deve trazer grandes reflexos nos negócios da TAP neste ano, segundo os executivos da companhia. A empresa aérea espera fechar 2011 com aumento de 8% no volume global de passageiros. A companhia portuguesa transportou 1,16 milhão de passageiros nas rotas brasileiras entre janeiro e setembro deste ano. A expectativa é fechar o ano com 1,55 milhão de passageiros, alta de 7% em relação a 2010.
A desaceleração do crescimento da economia brasileira também não alterou o crescimento do Brasil nas receitas da TAP. Portugal responde atualmente por 29% das receitas da empresa. O Brasil vem em segundo lugar, com 21%. Executivos da companhia aérea estimam que o país possa ser o principal mercado da TAP em 2012, superando Portugal.
BH a Ipatinga
A Azul Linhas Aéreas pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar novo destino, que vai ligar Belo Horizonte a Ipatinga. Ao todo, o pedido prevê três frequências diárias entre a capital mineira e cidade do Vale do Aço. O início das operações está previsto para 15 de fevereiro. A Azul pediu ainda autorização para a criação de um novo voo ligando Belo Horizonte (Confins) e Uberaba. Se o voo de Ipatinga for aprovado, vai ser a quarta cidade servida pela companhia no estado, juntamente com Belo Horizonte, Uberaba e Juiz de Fora.
A greve geral anunciada para hoje em Portugal é contra a política de austeridade do governo de centro-direita e abrange alguns sindicatos com representação no setor do transporte aéreo. Deve afetar ainda os serviços de saúde e educação. Em Confins, a companhia aérea opera com seis voos semanais, de sábado a quinta-feira. Nesta semana, em função da greve, vai voar também na sexta-feira. No Brasil, são cerca de 10 voos diários. Além da capital mineira, as cidades de onde partem os voos são Porto Alegre, São Paulo, Rio, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Salvador e Recife.
PRIVATIZAÇÃO
O presidente da TAP, Fernando Pinto, disse que o governo português pretende iniciar o processo de privatização da empresa até o fim do ano. O primeiro passo, segundo ele, é a formação de grupo interno, composto por representantes dos ministérios das Finanças e dos Transportes, pela TAP e pela Parpública, estatal que controla a aérea. A expectativa do executivo é que 100% da empresa seja privatizada e o processo concluído até meados de 2012. Ainda não há definição O governo português também ainda não decidiu se a privatização será por leilão ou se seguirá outro modelo.
Pinto nega qualquer interesse das companhias aéreas brasileiras na privatização da TAP. As duas maiores empresas do país, TAM e Gol, também negam negociação com a companhia. A Gol informou, por meio de nota, que não tem interesse em investir na TAP. A TAM segue o mesmo caminho e informa que, no momento, está dedicando os esforços na criação da LATAM Airlines Group, que vai resultar na fusão da TAM Linhas Aéreas e da LAN Airlines. A Lan e a TAM anunciaram no mês passado que haviam começado a definir a estrutura corporativa do grupo, que deve se converter em uma das maiores companhias aéreas do mundo. No Brasil, o acordo multimilionário para criar o novo grupo LATAM Airlines Group já passou dois ou três obstáculos e continua sujeito à aprovação antitruste.
A instabilidade econômica na Europa e nos Estados Unidos não deve trazer grandes reflexos nos negócios da TAP neste ano, segundo os executivos da companhia. A empresa aérea espera fechar 2011 com aumento de 8% no volume global de passageiros. A companhia portuguesa transportou 1,16 milhão de passageiros nas rotas brasileiras entre janeiro e setembro deste ano. A expectativa é fechar o ano com 1,55 milhão de passageiros, alta de 7% em relação a 2010.
A desaceleração do crescimento da economia brasileira também não alterou o crescimento do Brasil nas receitas da TAP. Portugal responde atualmente por 29% das receitas da empresa. O Brasil vem em segundo lugar, com 21%. Executivos da companhia aérea estimam que o país possa ser o principal mercado da TAP em 2012, superando Portugal.
BH a Ipatinga
A Azul Linhas Aéreas pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar novo destino, que vai ligar Belo Horizonte a Ipatinga. Ao todo, o pedido prevê três frequências diárias entre a capital mineira e cidade do Vale do Aço. O início das operações está previsto para 15 de fevereiro. A Azul pediu ainda autorização para a criação de um novo voo ligando Belo Horizonte (Confins) e Uberaba. Se o voo de Ipatinga for aprovado, vai ser a quarta cidade servida pela companhia no estado, juntamente com Belo Horizonte, Uberaba e Juiz de Fora.