A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirmou hoje em seu relatório com previsões para 2012 que a economia da Alemanha deve se recuperar gradualmente no ano que vem, com um aumento nas exportações e a elevação dos investimentos, após uma leve recessão no quarto trimestre deste ano.
Mas a OCDE alerta que uma piora na crise da dívida soberana da zona do euro pode levar a uma deterioração substancial no balanço patrimonial dos bancos alemães, gerando riscos para a recuperação do país. "A solução para a crise, juntamente com uma melhor regulamentação dos mercados financeiros, pode desencadear uma tendência mais forte e duradoura de crescimento. Mas no geral, os riscos são predominantemente de baixa", diz o estudo.
O relatório afirma ainda que, para impulsionar o crescimento, a Alemanha deveria rever sua estrutura de taxação, para aumentar a cobrança sobre bases imóveis, como por exemplo atividades prejudiciais ao meio ambiente, retirando encargos de bases móveis, como o mercado de trabalho, onde os impostos são particularmente altos.