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Estado de Minas

Roupas masculinas terão novas medidas a partir de março

Consumidor deve ficar atento ao tamanho da cintura, peitoral, estatura e colarinho para escolher as roupas


postado em 30/11/2011 11:44 / atualizado em 30/11/2011 12:26

Empresas que aderirem às normas terão que indicar na etiqueta as medidas usadas para a fabricação da roupa(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Empresas que aderirem às normas terão que indicar na etiqueta as medidas usadas para a fabricação da roupa (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O homem vai precisar ficar mais atento na hora de comprar calças e camisas. É que a partir de março de 2012, o consumidor masculino poderá fornecer ao vendedor suas medidas de cintura, peitoral, estatura e colarinho. Além das medidas, outra referência que poderá auxiliar o homem a adquirir uma roupa é o tipo de corpo, dividido em atlético, normal e especial (para pessoas obesas).

Os itens foram definidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e estão sob consulta pública durante 60 dias para serem homologados até o final março. Se não houver necessidade de alterações técnicas que determinem o retorno para a consulta, será providenciada a sua publicação como Norma Brasileira (NBR). As opiniões e sugestões podem ser dadas pelo site da ABNT (www.abnt.org.br).

A adesão pelas empresas de confecção, porém, não será obrigatória. Mas, segundo a ABNT, as normas poderão constituir um importante guia para confeccionistas, além de facilitar a escolha do consumidor no momento da compra, principalmente aqueles que se utilizam do comércio online. Para as lojas, a norma deverá resultar em aumento da confiabilidade e redução de trocas, entre outros benefícios, segundo a ABNT.

Para as confecções femininas, não há definição de regras e prazo para consulta pública. As roupas infantis e juvenis já foram padronizadas e são comercializadas desde novembro de 2009 de acordo com as normas.


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