A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), atingiu 138,3 pontos em novembro, registrando elevação de 2,2% na comparação com outubro. O índice varia de 0 a 200 pontos e o nível de 100 pontos é que divide as classificações de satisfação ou insatisfação. Para a entidade, as famílias paulistanas estão mais satisfeitas em razão da melhora na renda e no emprego e esse cenário mostra que devem ficar menos cautelosas e elevar o nível de gastos nas compras de Natal.
O item Renda Atual subiu 4,4% em novembro e chegou aos 152,6 pontos, seguido pelo grupo Emprego Atual, com alta de 3,5% (148 9 pontos). O grupo Acesso a Crédito obteve a maior pontuação do ICF, o que demonstra a facilidade na obtenção de crédito: 159,8 pontos, com alta de 3,1%.
As famílias, no entanto, ainda se mostram receosas quanto aos gastos atuais. O item Nível de Consumo Atual apresentou a maior queda em novembro (-6,3%), baixando para 98,4 pontos e entrando na faixa de insatisfação. O item Perspectiva de Consumo ainda permanece na área de satisfação, com 135,4 pontos, mas caiu 0,9% em novembro.