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Estado de Minas

Reforço para evitar caos aéreo no fim de ano

Governo lança medidas para atender número 13,6% maior de passageiros nos aeroportos este mês. Reforço de pessoal, aviões reservas e check-in na internet fazem parte do plano


postado em 03/12/2011 06:00 / atualizado em 03/12/2011 07:08

Aeroportos lotados, passageiros nervosos, greve dos aeroviários. Tudo isto somado gerou o caos aéreo nos anos anteriores que o governo tenta evitar este ano(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Aeroportos lotados, passageiros nervosos, greve dos aeroviários. Tudo isto somado gerou o caos aéreo nos anos anteriores que o governo tenta evitar este ano (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

 

O governo lançou nessa quinta-feira um pacote de medidas em parceria com as companhias aéreas para evitar que novo caos se instale nos aeroportos do país no período de alta temporada. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estima que mais de 16 milhões de passageiros circulem pelos aeroportos neste mês, número 13,6% maior do que no mesmo período de 2010. A operação especial para fim de ano contempla o acesso maior à informação pelos passageiros, reforço de pessoal nos aeroportos, aeronaves de reserva e planos de incentivo ao check-in pela internet e para evitar a prática do overbooking (quando a venda de bilhetes é maior do que o número de assentos nas aeronaves). Além disso, o espaçamento entre as aeronaves está sendo reduzido nesses aeroportos, o que vai aumentar a capacidade do espaço aéreo nos principais centros de controle do país (Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Região Sul).

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) contratou 321 pessoas para as áreas de segurança aeroportuária, operações, navegação aérea e manutenção para reforçar a equipe de trabalho. Com coletes amarelos de “Posso ajudar?” os funcionários vão reforçar as informações aos passageiros. A partir do dia 16 a Anac vai intensificar a atuação nos aeroportos. Serão mobilizados cerca de 240 servidores, entre inspetores de aviação civil e técnicos, que trabalharão nos turnos de maior fluxo em cada um dos seis aeroportos mais movimentados: Brasília (DF), Confins (MG), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ) e Santos Dumont (RJ).

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, afirmou que as companhias aéreas vão aumentar as equipes de atendimento, ocupar todos os postos de check-in nos horários de pico e incentivar o check-in pela internet. Além disso, de acordo com o ministro, as companhias não farão overbooking. Ele foi questionado sobre como garantir que as empresas áreas não realizem a prática, mas disse confiar no acordo que fez com as aéreas.

As medidas anunciadas pelo governo podem ajudar a minimizar os problemas dos aeroportos no fim do ano, mas estão longe de resolver os transtornos, avalia o professor associado da Fundação Dom Cabral e pós-doutor em transportes aeroportuários Hugo Ferreira Braga Tadeu. “Todas as medidas que estão anunciando já são feitas pela Anac e empresas aéreas todos os anos”, diz. Ele ressalta que o grande imbróglio dos aeroportos é a infraestrutura defasada em relação à demanda. “O desabamento que aconteceu em Guarulhos hoje (ontem) é um exemplo dessa falta de planejamento”, disse.


Cartilha Todas as entidades que integram a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) lançaram ainda cartilha com informações sobre os direitos e deveres do viajante. O guia do passageiro apresenta informações úteis para quem vai viajar e vai servir principalmente para os marinheiros de primeira viagem. A publicação será distribuída a partir da semana que vem nos principais aeroportos e está disponível nos sites dos órgãos públicos e das companhias aéreas.

As empresas aéreas também estão obrigadas a oferecer atendimento presencial nos aeroportos onde movimentam mais de 500 mil passageiros ao ano. A Anac vai instalar banners com os principais direitos e deveres dos passageiros. Para registrar reclamações na Anac, os passageiros podem usar o telefone 0800-725-4445, inclusive em inglês e espanhol, ou a internet, no endereço www.anac.gov.br/faleanac.

Medidas  em Confins

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, deve transportar cerca de 9 milhões de passageiros neste ano, contra 7,2 milhões em 2010, segundo a Infraero. A superintendente do aeroporto, Maria Edwirges, informou que o empreendimento vai estar preparado para atender ao aumento de demanda na alta temporada e algumas medidas vão ser tomadas para evitar transtornos ao passageiro.

“De qualquer forma, é aconselhável que os passageiros façam o check-in pela internet ou nos totens das companhias aéreas para agilizar os procedimentos”, observa Maria Edwirges. Confins conta hoje com 300 empregados e cerca de 100 pessoas vão vestir o colete de “Posso Ajudar?” no período de férias. Uma sala com capacidade para acomodar 200 pessoas em caso de atrasos ou cancelamentos de voos vai ser instalada no terraço do aeroporto.

No período de férias, Confins vai contar ainda com o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA), que funciona 24 horas desde julho deste ano e tem a presença de profissionais da Infraero, de representantes dos órgãos públicos e das empresas aéreas. No centro, os monitores acompanham o movimento das áreas centrais do aeroporto, como check-in, salas de embarque e desembarque.

As áreas do estacionamento em frente ao terminal 1 de Confins tiveram redução de cerca de 300 das 2,5 mil vagas devido ao início das obras de reforma e ampliação. A Infraero vai dar prioridade aos idosos e deficientes no uso das vagas desse estacionamento. A estatal sugere que os passageiros usem o estacionamento E, com cerca de 1.540.


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