A primeira semana cheia de dezembro começa com os mercados financeiros esperando pela sexta-feira, quando tem início a reunião de cúpula da Europa. Até lá, a Bovespa deve seguir na cola do exterior, com os investidores especulando e antecipando, nos negócios, as medidas que devem ser tomadas pelos líderes europeus para sanar a crise das dívida na região. Como de praxe, a agenda econômica do dia e o comportamento do dólar também devem ser acompanhados. Às 11h08, o Ibovespa subia 0,93%, aos 58.422,10 pontos.
Logo mais, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, devem apresentar mais propostas anticrise, entre elas sanções automáticas aos países que não respeitarem as regras orçamentárias do bloco monetário. As medidas são vistas como um preparativo do que deve ser discutido na reunião de cúpula da União Europeia (UE), que começa no dia 9.
Ao mesmo tempo, o mercado financeiro também acompanha novos números sobre a economia dos EUA. Às 13 horas, serão conhecidas as encomendas à indústria em outubro e também o índice ISM de atividade no setor de serviços (gerente de compras) em novembro.