A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou nesta terça-feira 231 projetos para participar do Leilão de Energia Nova A-5/2011, composto apenas por fontes renováveis de energia, que vai atender empresas distribuidoras para 2016. O leilão, que está marcado para o dia 20 de dezembro, vai oferecer um total de 6.286 megawatts (MW) de potência instalada.
O presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, informou que não houve habilitação de termelétricas a gás natural. No entanto, ele avaliou que já existe uma boa quantidade de empreendimentos térmicos contratados anteriormente.
O maior número de usinas habilitadas para a licitação está no setor de energia eólica: 205 parques de geração por meio dos ventos, com capacidade total de 5.149 MW. Também foram habilitadas usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas (com potência instalada de até 30 MW) e termelétricas movidas a bagaço de cana-de-açúcar.
Outras usinas hidrelétricas poderão ser habilitadas pela EPE até o dia 9 de dezembro.
As hidrelétricas serão instaladas em Cachoeira (63 MW), Castelhano (64 MW), Estreito Parnaíba (56 MW), no Maranhão e Piauí, em São Roque (135 MW), Santa Catarina, e a ampliação da Hidrelétrica Santo Antônio do Jarí, no Pará, (70 MW).