(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Natal chega mais cedo nos shoppings de BH

Consumidores aproveitam o feriado e vão às compras de fim de ano. Movimento nas lojas foi comparado ao do dia 24


postado em 09/12/2011 07:43

No Cidade, mais de 90 mil pessoas passaram pelos corredores do estabelecimento comercial(foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press)
No Cidade, mais de 90 mil pessoas passaram pelos corredores do estabelecimento comercial (foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press)
Os consumidores anteciparam as compras de fim de ano e lotaram os corredores dos principais shoppings de Belo Horizonte no feriado de ontem. A maioria dos centros de compras teve movimento comparado à véspera do Natal e muitos estimam que o dia seja o mais representativo de vendas no ano. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os itens da linha branca, a primeira parcela do 13º salário em mãos e a renda maior da população animam os lojistas, que esperam vendas até 40% maiores em dezembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2010.

Entre os eletroeletrônicos, os tablets, os notebooks e as televisões de LCD lideraram as vendas do varejo neste mês. Já entre os brinquedos, o Bley Blayd (peão que derruba o adversário), o Air Hogs (disco voador flutuante) e a Mônica patinadora estão entre os mais procurados.

Cerca de 90 a 100 mil pessoas circularam pelos corredores do Shopping Cidade ontem, sendo que em dias normais a média é de 70 mil pessoas. “Todas as lojas ficaram cheias e vimos que era de público comprador. A moeda do presente é o tempo. O feriado no meio da semana e a entrada da primeira parcela do 13º salário formam boa combinação para compras”, afirma Carolina Vaz, gerente de marketing do shoppping. O centro de compras já registrou crescimento de 12% nas vendas em relação a dezembro do ano passado. “A crise internacional ainda não afetou as vendas”, observa Carolina.

O BH Shopping recebeu entre 60 e 70 mil pessoas ontem, sendo que em período normal a média é de 50 a 55 mil. “Estamos sentindo antecipação das compras desde novembro. E parece que as pessoas preferiram comprar hoje (ontem) a na véspera”, observa Lívia Paolucci, gerente de marketing do BH Shopping. A expectativa do shopping é de que as vendas aumentem 14% no período do Natal deste ano em relação a 2010.

IPI ANIMADOR A secretária Marina Lacerda Martins foi com as filhas Eduarda, de 14 anos, e Emanuelle, de 7, fazer compras de Natal ontem. Elas compraram cinco presentes. No total, Marina espera gastar R$ 3 mil com os 12 presentes da sua lista neste ano. É quase o dobro do valor desembolsado em 2010. “Neste ano vou comprar presentes mais caros, como o notebook e o jogo de videogame das minhas filhas, que custam R$ 1,3 mil e R$ 600”, observa. Com os outros presentes, ela pretende desembolsar cerca de R$ 60. O marido de Marina já recebeu o 13º salário e parte do rendimento foi usado na compra da lista.

O dentista Cláudio Mourão aproveitou a redução do IPI para olhar um fogão de presente para sua mulher no Natal. “Com a queda do imposto fiquei mais animado a comprar”, diz. Ele vai parcelar o pagamento em 10 vezes sem juros. O gerente da loja Ricardo Eletro do Shopping Cidade, Arlen José dos Santos, afirma que a redução do IPI ajudou a alavancar as vendas nos últimos dias. “Está maior o número de pessoas que procuram os produtos da linha branca”, diz. Ele estima crescimento de 5% nas vendas no Natal deste ano frente a 2010.

Comércio aposta em crescimento


O comércio apresentou em novembro o mais elevado nível de confiança desde março deste ano. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) subiu 0,3% em novembro contra outubro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O indicador é calculado dentro de escala que vai até 200 pontos e passou de 113,3 pontos para 113,8 pontos de outubro para novembro. O desempenho de novembro foi puxado basicamente por fatores sazonais, como a proximidade do Natal e o aquecimento característico da economia no quarto trimestre. A pesquisa abrange universo de aproximadamente 6 mil empresas, pesquisadas em todas as capitais do país.


Já a pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentou números diferentes. O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 4,5% no trimestre finalizado em novembro, contra igual período do ano passado. O recuo foi mais intenso do que o registrado em desempenho anterior, referente ao trimestre encerrado em outubro (-3,3%).

Se for depender dos comerciantes dos shoppings de Belo Horizonte, o otimismo toma conta. “Já tivemos 40% de crescimento nas vendas em dezembro na comparação com o ano passado. A nossa meta é crescer 60%. Estamos sentindo que as pessoas estão mais dispostas a gastar. O movimento costuma ser mais fraco no início do mês, mas neste ano está diferente”, afirma Fernanda Guimarães Vieira, gerente da Chilli Beans.

Na loja de brinquedos Estripulia, as vendas no feriado deste ano cresceram 20% em relação ao mesmo dia de 2010. “As pessoas estão querendo gastar mais. Tivemos a loja cheia durante o dia inteiro”, diz a gerente Renata Daniele Gonçalves.

O engenheiro Léssio Guedes foi ontem comprar brinquedos de presentes para os sobrinhos. A sua lista é de 15 presentes. Ele pretende desembolsar R$ 600 neste ano, menos do que os R$ 1 mil gastos no Natal de 2010. “Vou viajar para Fortaleza depois do Natal e, por isso, quero economizar”, diz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)