O iPhone mais caro do mundo começará a ser vendido nesta sexta-feira – o preço mínimo do aparelho no Brasil (equivalente a 781 euros) bate os cobrados em todos os países, seguido de longe pela Itália (654 euros) e pelo México (626 euros). O iPhone 4S mais barato está à venda nos EUA, custando o equivalente a R$ 1.180, cerca de 485,7 euros, aproximandamente 40% mais barato que o brasileiro (de R$ 1.900 a R$ 2.700).
Em Belo Horizonte, as lojas da Oi, na Praça Diogo de Vasconcelos, na Savassi, e da TIM, no Boulevard Shopping, vão abrir as portas à meia-noite, na madrugada de quinta para sexta-feira, para o habitual frenesi daqueles que não podem esperar o amanhecer para colocar as mãos no novo brinquedo.
No lançamento do produto nos EUA, há dois meses, os estoques de pré-venda se esgotaram. Ainda hoje é preciso fazer reservas para adquirir o aparelho, em diversas lojas do mundo. O que se espera é que o preço do iPhone 4, modelo antecessor, mas sem variações radicais, sofra redução, à maneira do iPhone 3G, seu anterior.
Na prática, o novo modelo do aparelho cuja primeira versão reinventou o smartphone não tem grandes novidades; a maior delas, um aplicativo de assistente pessoal chamado Siri, não vai funcionar a contento no Brasil. O idioma não foi atualizado, muito menos a base de dados. Quando se pede, por aqui, para que a assistente pessoal efetue tarefas como pesquisar horários de cinema, ela pede desculpas e informa que não consegue procurar lugares no Brasil. Outras atrações são o chip A5 dual-core, que permite desempenho mais rápido e a câmera Full HD de 1080p de resolução de gravação de vídeo. (FB)
Vivo no fixo
A Telefônica Vivo entrou no mercado de telefonia fixa, em Minas, oferecendo o serviço, com descontos para clientes da base pós-paga da operadora, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em Uberlândia. Os preços variam entre R$ 9,90 mensais (no mais básico dos planos, na promoção para clientes) e R$ 163,40 (combo com linhas móveis, internet e fixo). O diretor-geral da empresa, Paulo Cesar Teixeira, explicou que antes de continuar a oferecer o serviço em outras cidades do interior a estratégia é contemplar as outras capitais do país – até agora, o serviço já funciona no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Espírito Santo. A oferta de TV por assinatura permanece restrita ao mercado paulista, por enquanto.