As bolsas norte-americanas iniciaram o dia em alta, com a indicação de que a inflação está sob controle nos EUA minimizando as desapontadoras projeções feitas pela Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry. Mas o pregão pode ser pontuado por volatilidade, em meio aos vencimentos simultâneos de opções de ações e ETF de ações, de opção do índice de dezembro, de índices futuros e de futuros de ações. Às 12h34 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,68%, o S&P 500 operava em alta de 0,73% e o Nasdaq avançava 0,74%.
Outra boa notícia foi de que os líderes do Congresso norte-americano evitaram um possível fechamento do governo e potencialmente abriram o caminho para extensão do corte do imposto sobre as folhas de pagamento, que está previsto para expirar no final do ano.
Já no noticiário corporativo, as ações da Research in Motion despencavam 10,8% após seu baixo lucro ter renovado dúvidas sobre a sobrevivência da empresa, em meio a um forte aumento da concorrência com a Apple e Google. A companhia também anunciou adiamento no lançamento de uma aguardada nova versão de seus produtos para até o final de 2012. No acumulado do ano, as ações da RIM já caíram 73%