O vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, disse nesta sexta-feira, durante visita a São Paulo, que "há muito que fazer, no nível financeiro e da economia real" para solucionar a crise na Europa. Tajani falou à imprensa após reunião com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, para tratar de investimentos e parcerias, com foco nas pequenas e médias empresas.
Para solucionar a crise, ele defende uma atuação também na economia real, foco de sua visita ao País. Responsável pelas áreas de Indústria e Empreendedorismo na União Europeia, Tajani disse que ficou decidido com Alckmin que haverá encontros técnicos entre empresários da Europa e do Brasil, com o foco na busca de parcerias. "Gostaríamos de trabalhar mais com empresas dessa região para competir com o restante do mundo", de maneira saudável, disse Tajani, citando os chineses como concorrentes.
Segundo o vice-presidente da Comissão Europeia, apenas 25% das pequenas e médias empresas da Europa trabalham em outros países, e apenas 13% delas atuam fora da Europa. Um dos objetivos da visita ao Brasil, segundo ele, é melhorar esses números.