A afeição quase religiosa dos clientes da Apple se manifestou mais uma vez nas filas que se formaram na madrugada de nessa sexta-feira no Boulevard Shopping e na Praça Diogo de Vasconcelos, na Savassi, em Belo Horizonte. Mesmo com incrementos considerados pouco atrativos, o novo iPhone 4S estreou no Brasil causando comoção. A mais recente versão do aparelho que revolucionou a telefonia inteligente inventando o modelo de loja de aplicativos – máquina de ganhar dinheiro imitada por toda a concorrência – tem poucas vantagens sobre o aparelho anterior, em termos práticos Mas quem passou horas na fila jamais vai admitir.
É o caso do consultor de vendas Rafael Aquino, o primeiro a comprar o aparelho, à 0h, na loja da Tim, que se derrete em elogios para o produto. No Brasil, o iPhone custa até R$ 1,8 mil a mais que os preços encontrados nos Estados Unidos. Aquino arrematou, em BH, um dos primeiros aparelhos do lote de 2 mil telefones que a operadora vendeu durante a madrugada. Ele pagou R$ 1,9 mil no modelo branco, com 16GB de capacidade de armazenamento.
“Não tinha nenhuma intenção de ser o primeiro da fila, cheguei ao shopping por volta das 18h30 para ver os planos, para agilizar minha compra. A vendedora avisou que a loja ficaria cheia (de clientes), resolvi comer algo e ficar por perto”, conta Aquino, que teve seu momento-jornalista 2.0, postando no Twitter e em blog especializado detalhes sobre a expectativa para o lançamento. De acordo com a assessoria da operadora, 200 pessoas formaram fila no lançamento.
Na loja da Vivo, o coquetel era exclusivo para clientes convidados “com perfil de consumo”. O pioneiro na aquisição do brinquedo foi o empresário Pedro Gazzinelli, também por acaso. “Acho que a vendedora que estava me atendendo foi mais rápida, foi isso”, diz, acrescentando que se surpreendeu com o público selecionado pela operadora: “Esperava um monte de nerds e era impressionante o tanto de casais de meia- idade”.
Ele, agora, apanha para transferir sua agenda de telefones – anteriormente armazenada em um aparelho Blackberry – para o 4S. “O Blackberry era muito pobre de aplicativos. “ As operadoras Oi, Claro e Vivo e a Apple (o aparelho também pode ser comprado na loja virtual da fabricante) não informaram números das vendas no primeiro dia.