(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líderes da Eurozona devem se preocupar com crescimento econômico, diz S&P


postado em 17/12/2011 08:38

Os líderes da Eurozona devem adotar medidas a favor do crescimento econômico, e não se preocupar apenas em reduzir sua dívida com medidas de austeridade, disse neste sábado o economista chefe da agência de classificação Standard & Poor's.

"É necessária uma tomada de consciência mais forte" sobre a necessidade de se preocupar com o crescimento, declarou neste sábado Jean-Michel Six à rádio BFM Business, acrescentando que na última cúpula europeia de 8 e 9 de dezembro em Bruxelas o problema foi evitado.

Segundo ele, precisamos de "uma estratégia de volta ao crescimento, que obrigatoriamente deve equilibrar um saneamento das finanças públicas". Muitos países da Eurozona, pressionados pelos mercados financeiros, assumiram planos de rigor para reduzir sua dívida, o que teve como efeito perverso uma queda das perspectivas de crescimento.

A Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE) advertiu no fim de dezembro que "a Eurozona parece atravessar uma leve recessão".

"Há uma possibilidade muito elevada de que a Eurozona sofra uma recessão mais grave que a que temos em nosso cenário de base. Consideramos em 40% as possibilidades de uma recessão realmente séria, que se traduziria em um ano de queda da atividade, em vez de um semestre, o que significa uma grande diferença", comentou o economista chefe da Standard and Poor's.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)