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Estado de Minas

Briga por território em BH faz aluguel disparar

Região entre os shoppings populares e o prédio que vai abrigar hotel cinco estrelas é disputada por chineses e investidores


postado em 18/12/2011 07:54 / atualizado em 18/12/2011 11:47

Chineses são vistos em estabelecimentos no entorno dos shoppings populares, atuando em diversos ramos do comércio popular e se esforçando para falar português na hora de atender a clientela(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A/Press)
Chineses são vistos em estabelecimentos no entorno dos shoppings populares, atuando em diversos ramos do comércio popular e se esforçando para falar português na hora de atender a clientela (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A/Press)
As prateleiras com os produtos de Natal no Depósito de Papel Santa Luzia, na Rua Guaicurus, região central de Belo Horizonte, está diferente este ano. A loja, uma das mais tradicionais na venda de artigos natalinos da capital, está com poucas mercadorias e não contratou funcionários extras. Depois de mais de 30 anos na região, o Santa Luzia se prepara para mudar de ponto. O motivo é o salto no valor do aluguel, que impediu a proprietária, Patrícia Moreno, de manter o ponto.

A Rua Guaicurus e o entorno da rodoviária de Belo Horizonte, conhecido pela boemia e pelos prostíbulos, tornou-se palco de disputa comercial acirrada. A cobiça tem hoje dois concorrentes de peso: os chineses, que expandiram os negócios a partir dos shoppings populares e invadiram as ruas da vizinhança, e os empresários do hotel Golden Tulip, projeto que contará com investimento de R$ 200 milhões. O empreendimento vai transformar o arranha-céu de 27 andares na região do Boulevard Arrudas em hotel cinco estrelas e ainda atrair mais R$ 100 milhões de investidores para empreendimentos comerciais.

O resultado da disputa respinga diretamente nos comerciantes antigos. O preço de venda do ponto comercial na região gira hoje em torno de R$ 5 mil o metro quadrado, o mesmo cobrado em áreas nobres da Zona Sul da capital, como Savassi e Funcionários. “A região do Bulevar deve ter boa evolução em função das melhorias feitas lá. E acaba sendo uma alternativa para o crescimento, já que há pouco espaço de expansão no Hipercentro”, observa Ariano Cavalcanti de Paula, presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI-MG).

A inflação do aluguel e a do valor do imóvel começaram com a ida dos shoppings populares para a região. Ao caminhar pelas redondezas, o que mais se vê são asiáticos instalados nas lojas. Eles estão por toda parte: nos cafés, corredores dos shoppings, com crianças nos colos e até fantasiados de Papai Noel para atrair a clientela. A reportagem do Estado de Minas tentou falar com vários deles, mas quase ninguém se dispõe a dar entrevistas. Na hora de vender, fazem esforço para entender o português. Mas, quando solicitados a dar entrevista sobre os negócios, soltam todos o mesmo gesto. A cabeça balança, sinalizando que não entendem o que estamos perguntando.

Um chinês, que se identificou apenas como Lee, explica o desinteresse. “Trabalhamos muito e grande parte das pessoas vende sem nota fiscal. Não é vantagem nenhuma dar entrevista para jornais. O que vamos ganhar com isso? Não gostamos”, diz. Ele está há 10 anos na capital e tem duas lojas na região.

RESISTÊNCIA O empresário Eder Braga Pereira, dono da Estrada Real Decorações, tem duas lojas na região central da capital, além de uma unidade na Savassi. Todas são alugadas. A loja comercializa flores permanentes ao longo do ano e produtos de Natal de setembro a dezembro. Pereira pretendia expandir a unidade da Santos Dumont, mas um empresário chinês jogou seu sonho por água abaixo. “A loja ao lado da minha, em que sempre estive de olho, vagou. Mas o proprietário pediu R$ 250 mil de luvas e R$ 10 mil de aluguel. O valor é muito alto, não deu para cobrir. Os chineses pegaram o ponto”, conta. Pereira trabalha diariamente das 5h às 24h. “Para poder lutar contra os chineses, que invadiram as ruas sem pagar impostos, é preciso trabalhar muito mesmo”, diz.


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