(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aeroviários fazem assembleia em Confins para definir se entram em greve

Paralisação ocorre dois dias antes do Natal e pode render dor de cabeça aos passageiros


postado em 22/12/2011 15:44 / atualizado em 22/12/2011 16:36

Movimento no terminal nesta quinta-feira em Confins(foto: Marcos Michelin/EM DA Press)
Movimento no terminal nesta quinta-feira em Confins (foto: Marcos Michelin/EM DA Press)

Os aeroviários de Minas Gerais rejeitaram aumento do índice de reajuste salarial proposto pelas companhias aéreas e ameaçaram aderir à greve iniciada nesta quinta-feira nos aeroportos do país. No entanto, o movimento no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficou normal nesta tarde. Os trabalhadores vão se reunir em assembleia às 17h para definir se haverá ou não paralisação. Caso decidam aderir ao protesto, a greve vai começar às 18h.

Durante assembleia realizada na noite dessa quarta-feira, os aeroviários rejeitaram o pequeno aumento de ganho real, acima da inflação, proposto pela companhias aéreas. O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) concordou em dar um aumento de 6,5% aos funcionários, além de manter o que já havia sido acordado - ganho de 10% nos pisos salariais, nos tíquetes-alimentação e nas cestas básicas, além da criação de um novo piso salarial para operadores de transporte. Até terça-feira, o índice proposto era o de reposição da inflação, de 6,17%.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), obrigou os aeroviários a manter 80% do efetivo nas vésperas do Natal e do Ano Novo, sob pena de multa diária de R$ 100 mil aos sindicatos. Os trabalhadores vão avaliar na assembleia essa determinação judicial.

(Com informações de Paula Takahashi)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)