O comércio do Rio de Janeiro conseguiu um resultado satisfatório na campanha para reabilitar quem está com o nome sujo no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Cerca de 15 mil consumidores renegociaram as dívidas e 25 mil consultaram o mutirão Fique em Dia, promovido pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), entre os dias 13 e 22 de dezembro, na estação do metrô do Largo da Carioca, no centro da cidade.
O presidente do CDL- Rio, Aldo Gonçalves, explicou que a maioria dos devedores não está nessa situação por má-fé. São consumidores que, por algum motivo, enfrentaram dificuldades como desemprego ou morte ou doença na família. Por isso, Gonçalves disse que vale a pena reabilitar o crédito dessas pessoas. "Isso é muito bom para o consumidor, que volta a comprar a prazo; é bom para as empresas, porque recupera aquele cliente; além de ser bom para a economia do país."
Aldo Gonçalves aconselhou os consumidores que pretendem renegociar dívidas para fazer isso de forma transparente, informando a quantia que pode pagar. Agindo assim, a empresa poderá ajudar na solução, propondo alongamento do prazo de pagamento ou a redução de multas e juros. "A pessoa vai dizer que só pode pagar tanto. Certamente, as empresas darão alguns benefícios".