O número de residências que contam com o serviço de TV por assinatura cresceu 27,37% de janeiro a novembro, com a inclusão de 2,6 milhões de assinantes na carteira de clientes das operadoras. Só em novembro, foram 275,5 mil adesões. No período de 12 meses encerrado em novembro, o crescimento foi 30,54%.
Até o fim de novembro, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TV por assinatura estava presente em 12,4 milhões de residências. Isso significa que, de cada cinco moradias, uma conta com o sinal da TV paga. Considerando o número médio de 3,3 pessoas por domicílio no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 41 milhões de brasileiros têm acesso ao serviço.
A TV por assinatura via satélite é a que tem mais clientes: 54,1% da base de assinantes. Também é o segmento que mais cresce. Em 2010, tinha 45,8% dos assinantes de TV por assinatura. Já a TV a cabo, que era a preferida dos usuários em 2010, com 51% do mercado, viu essa participação cair este ano para 43,9%. A TV por micro-ondas atende a cerca de 2% das residências que recebem o serviço.