Ansiosa, a estudante e vendedora Luana Costa, de 19 anos, ainda não sabe se engrossará a estatística dos 35 mil temporários que serão efetivados nesta virada do ano. Termina na sexta-feira o prazo para a maior parte dos gerentes indecisos bater o martelo na seleção entre os trabalhadores que reforçaram os quadros para atender o frenesi das compras natalinas daqueles que terão a carteira assinada para trabalhar definitivamente nas lojas. A estimativa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), com base no histórico dos últimos anos, é de que 25% dos 140 mil trabalhadores fortaleçam os laços profissionais com as empresas.
Manter os trabalhadores interessados no cargo é também desafio das lojas. Segundo Cleber Pinto Silva, gerente da Toulon do Boulevard Shopping, onde Luana trabalha, existe, entre os temporários, grande parte que não tem interesse na efetivação. Os números de dezembro para setor que deposita grande responsabilidade dos ganhos dos trabalhadores em vendas comissionadas são mais atraentes que no resto do ano. “Atingimos todas as nossas metas, que variaram entre R$ 30 mil e R$ 50 mil. Em alguns casos, ultrapassamos em até 50% esses valores, como na semana que antecedeu o Natal”, comemora o gerente. O crescimento vai levá-lo a criar duas vagas e uma delas será preenchida por um dos nove temporários.
Para o colega de Luana, Cristiano Pereira, de 23, que cursa odontologia na UFMG, a experiência como temporário basta. Os ganhos na alta temporada de vendas valem o sacrifício de tanto trabalho, que é, de acordo com ele, inconciliável com a rotina universitária. Luana mesmo ainda não tem certeza de como será a situação, caso seja aprovada no vestibular.
Quem já sabe que foi efetivado, caso do vendedor Arthur Henrique Pedras, de 22, que será admitido na Taco do Shopping Del Rey, sabe que muito trabalho está a caminho, e nem sempre com os ganhos exorbitantes de dezembro: “Alguns meses são maravilhosos, outros nem tanto. Se o cara não tiver um bom planejamento, deslumbra e gasta tudo que ganhou aqui dentro do shopping mesmo, onde o apelo para o consumo é muito grande”.
De acordo com o gerente de marketing do shopping, Fábio Amorim, o aumento de fluxo característico do período natalino é trampolim para a criação de vagas, mas a efetivação está nas mãos da performance do temporário. “Temos um nível de desemprego muito interessante, as vagas são criadas e preenchidas”.
Dedicação
O empenho do trabalhador temporário em superar expectativas é sempre decisivo na hora da contração, avaliam os gerentes de loja. Essa é também uma das dicas dos consultores especializados em varejo do Grupo Friedman. As perspectivas do presidente da consultoria, Fernando Lucena, são ainda mais animadoras: 30% de contratações efetivas. “O trabalho insere o jovem num ambiente profissional, com responsabilidades e contato com o cliente. É uma chance de exercitar atitudes e habilidades”.