O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 1,1% em dezembro, em relação a novembro, informou há pouco a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice registrou sua única elevação em 2011.
O ICI não mostrava resultados positivos desde dezembro do ano passado, quando teve alta de 1,6%. Mas, apesar da variação positiva no mês, o ICI ficou em 101,8 pontos, um resultado ainda inferior à média histórica desde 2003, de 103,9 pontos.
A alta no ICI em dezembro foi inferior à estimada na primeira prévia do índice, divulgada no último dia 22, que previa uma alta de 2% em relação a novembro. No mês passado, o indicador completo mostrou estabilidade (0,0%) em relação a outubro.
Capacidade instalada
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria de transformação ficou em 83,4% em dezembro, com ajuste sazonal, informou a FGV. Em novembro, o Nuci foi ligeiramente menor, de 83,3%.
O resultado de dezembro veio abaixo do estimado na prévia para o Nuci, divulgada no último dia 22. Na ocasião, a FGV previa que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada fosse um pouco maior de 83,6%, em dezembro. A média do trimestre de outubro a dezembro ficou em 83,4%, a menor taxa desde o último trimestre de 2009, quando o indicador marcou 83,1%.