Ainda com algumas das principais bolsas asiáticas fechadas devido às celebrações do ano-novo, o segundo pregão de 2012 apresentou resultados positivos. Os bons números da economia chinesa deixaram otimistas os investidores. Não houve negociações no Japão, China e Tailândia por ser feriado.
Em sua primeira sessão do ano, a Bolsa de Hong Kong apresentou forte elevação por conta do índice de produção industrial (PMI) oficial de dezembro da China, que apresentou boa recuperação e entrou no campo expansionista na comparação com a atividade industrial de novembro. O índice Hang Seng ganhou 2,4%, e encerrou aos 18.877,41 pontos.
A Bolsa de Taipé, em Taiwan, seguiu o embalo dos demais mercados da região e dos indicadores industriais chineses. Segundo analistas, contudo, os investidores deverão continuar conservadores, à espera da eleição presidencial de 14 de janeiro. O índice Taiwan Weighted subiu 1,5% e fechou aos 7.053,38 pontos.
Já a Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, teve forte elevação, com os investidores apostando nos números do emprego dos Estados Unidos, a serem divulgados no fim da semana. Houve compras de ações locais por instituições estrangeiras. O índice Kospi disparou 2,7% e terminou aos 1.875,41 pontos.
Em seu segundo pregão com horário estendido, a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou novamente no azul. O índice PSE avançou mais 0,6% e encerrou aos 4.422,22 pontos, ajudado pelos ganhos nos demais mercados regionais e pela confiança dos investidores, que apostam em brilhantes perspectivas para as blue chips em 2012 - foi ainda o maior fechamento desde 5 de agosto.
A Bolsa de Cingapura terminou em alta, iniciando o ano com ganhos generalizados após o índice Straits Times recuar 17% em 2011. A contração da economia do país inferior à prevista no quarto trimestre também favoreceu o sentimento positivo. O STI avançou 1,6% e fechou aos 2.688,36 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 1,3% e fechou aos 3.857,88 pontos, ajudado por compras de blue chips por investidores estrangeiros, com a recuperação dos mercados europeus e demais asiáticos dando suporte.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 1,1% e fechou aos 1.513,54 pontos, com as ações de bancos liderando as baixas uma vez que os investidores realizaram lucros após a alta de sexta-feira.