O Índice de Commodities Brasil (IC-Br), calculado pelo Banco Central (BC), teve queda de 0,53%, em dezembro, em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira.
No mês passado, o IC-Br, que calcula a variação em real dos preços de produtos primários brasileiros negociados no exterior, ficou em 124,34 pontos. Em todo o ano de 2011, o índice apresentou queda de 0,35%.
As commodities do segmento de energia (petróleo, gás natural e carvão) tiveram queda de 0,32%, no mês, e alta de 13,5%, nos 12 meses do ano passado. O segmento de metais (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel) foi o único que apresentou alta em dezembro, ao registrar 0,36%. Em 2011, esse segmento registrou queda de 10,78%.
No mês passado, a queda do IC-Br foi igual a do índice internacional de preços de commodities (CRB) que ficou em 0,53%. Esse índice é calculado pelo Commodity Research Bureau, tem como base o mercado à vista e é uma medida dos movimentos de preços de produtos básicos mais sensíveis a mudanças nas condições econômicas. No acumulado do ano passado, esse índice internacional teve alta de 2,87%.