Teerã substituiu o uso de dólares pelo do rublo em algumas negociações com a Rússia, disse um oficinal iraniano, neste sábado, à medida que a República Islâmica adota medidas para amenizar o impacto das sanções sobre seu banco central.
Ao falar para a agência de notícias iraniana Fars, o embaixador do Irã em Moscou, Seyed Reza Sajjadi, disse que a proposta de substituir do dólar norte-americano por rublo e por rial iraniano foi inicialmente feita pelo presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, para o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em junho passado.
"Desde então temos atuado nesta base e parte de nossas interações são feitas em rublos agora", disse Sajjadi. Novas sanções aprovadas pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, proíbem bancos internacionais de interagir com o Banco Central do Irã.
Os "russos anunciaram claramente que não vão aceitar as sanções e que a questão nuclear iraniana é gerenciável apenas via negociações", acrescentou Sajjadi. Irã tem substituído o dólar por moedas locais no comércio de petróleo com Índia, China e Japão, segundo a agência iraniana. As informações são da Dow Jones.