O crescimento das vendas de veículos da General Motors, Ford e suas joint ventures baseadas na China, perdeu força significantemente em 2011 em meio a uma desaceleração da economia e um cenário de política doméstico menos favorável. No entanto, as duas companhias superaram a previsão da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis para o crescimento total das vendas de veículos no país, o que sugere uma demanda resistente por algumas marcas no altamente competitivo mercado chinês.
A GM reportou que suas vendas na China subiram 8,3%, para 2,55 milhões de automóveis em 2011. A GM e suas joint ventures venderam 196.797 veículos em dezembro, o que representa uma alta de 9,8% em comparação com o ano passado, disse a montadora em um comunicado. As vendas da GM aumentaram 28,8% em 2010.
As vendas das duas companhias cresceram mais rapidamente que a previsão da indústria de uma alta de vendas entre 2% e 3% no mercado de automóveis da China, divulgado em outubro pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. O enfraquecimento do mercado levou a associação a cortar sua previsão anual duas vezes ano passado de uma estimativa de crescimento inicial de 10% a 15%. As vendas de automóveis aumentaram 32,4% em 2010, sustentadas pelos incentivos do governo para as compras de veículos.