(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsas europeias operam de lado, de olho em leilões


postado em 11/01/2012 08:31

As bolsas europeias operam entre pequenas altas e pequenas baixas, enquanto os investidores avaliam indicadores divulgados hoje e se preparam para eventos importantes amanhã, como os leilões de bônus soberanos da Espanha e da Itália e a decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre as taxas de juros. Às 8h10, Londres caía 0,03%, Paris subia 0,61% e Frankfurt avançava 0,07%.

O cálculo preliminar sobre o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha em 2011 apontou crescimento de 3%, um resultado em linha com as previsões e considerado bom. No entanto, apesar do otimismo recente na Europa, especialmente com relação a ações, ainda existe nervosismo, já que a crise de dívida da zona do euro ainda não foi resolvida.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, vai se reunir com o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, para discutir a crise europeia antes da cúpula de líderes da União Europeia marcada para 30 de janeiro. E o presidente da França, Nicolas Sarkozy, se encontrará com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. Enquanto isso, as negociações sobre a reestruturação da dívida da Grécia prosseguem.

O principal evento desta semana acontecerá amanhã, quando o BCE anunciar sua decisão sobre a taxa básica de juros. "Depois de ter lançado uma série de medidas políticas em dezembro, nós não esperamos que o BCE corte a taxa de juros em 0,25 ponto porcentual, mas mantenha a posição até março e não anuncie novas compras de bônus. Nós continuamos acreditando que o BCE só vai lançar um afrouxamento quantitativo quando houver sinais claros de riscos de deflação", afirmaram analistas da Nomura.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)