No novo cálculo da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), perdem peso cinco entre nove grupos que compõem o indicador, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Habitação, Transportes, Saúde e Cuidados Pessoais e Artigos de Residência ganham peso, refletindo a mudança de hábitos da população e o aumento do poder aquisitivo. Já Alimentação e Bebidas, Vestuário Despesas Pessoais, Educação e Comunicação tiveram o peso diminuído.
O segundo maior peso na formação do IPCA ficou com Transportes, que ganhou espaço no novo cálculo, saindo de uma participação de 18,69% para 20,54%. Ganharam peso no IPCA ainda os grupos Habitação, que passou de uma participação de 13,25% para 14,61%, Artigo de Residência, de 3,90% para 4,67%, e Saúde e Cuidados Pessoais, de 10,76% para 11,09%.
Perderam espaço no cálculo do IPCA Vestuário, que saiu de 6,94% para 6,66%, Despesas Pessoais, de 10,54% para 9,94%, Educação, de 7,21% para 4,37%, e Comunicação, de 5,25% para 4,96%.