(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Leilões e expectativa de fluxo determinam queda no dólar


postado em 12/01/2012 12:42

Mais uma vez a Europa rouba a cena, hoje com boas notícias para o euro, que apresenta alta em relação aos níveis em que foi negociado ontem. Nesse contexto, o dólar comercial abriu o dia acompanhando a queda externa e às 10h20 cedia 0,89%, a R$ 1,785. A empolgação dos investidores começou com o leilão de títulos soberanos da Espanha, que arrecadou quase 10 bilhões de euros, cerca do dobro do pretendido, e teve continuidade com uma operação da Itália. Em ambos os casos, as taxas de juros pagas aos tomadores ficaram bem abaixo das que foram registradas nos últimos leilões.

Os operadores alertam, no entanto, que toda essa empolgação pode sofrer golpes no decorrer dia, já que a agenda é forte. Nos Estados Unidos saem números de vendas no varejo e pedidos de auxílio-desemprego e, se os resultados surpreenderem, as atenções podem ser desviadas para lá, a partir das 11h30. Mais tarde, às 13 horas, saem os estoques das empresas em novembro.

O mercado também absorve a informação de que a inflação da China caiu para 4,1% em dezembro ante o mesmo mês de 2010, de 4,2% em novembro. O dado reforça as expectativas de uma política monetária mais frouxa e as projeções de demanda aquecida por commodities. E isso ajuda na alta das matérias-primas e, consequentemente, na queda do dólar.

Por aqui, as atenções maiores devem dirigir-se a notícias fora da agenda. Mais especificamente, a eventuais anúncios de novas captações. O Banco do Brasil está fazendo road show para uma emissão e os operadores esperam a conclusão da operação no curto prazo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)