(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ordem na Savassi é desovar estoque

Contra o transtorno imposto pela revitalização e as chuvas, lojistas tentam estratégia agressiva de ofertas


postado em 13/01/2012 06:00 / atualizado em 13/01/2012 06:37

Adesivos tomaram conta das vitrines do comércio da Savassi, Zona Sul de Belo Horizonte, anunciando promoções tentadoras. Leve quatro e pague três, descontos progressivos e corte de preços de até 50% são apenas algumas das ofertas que atraem a atenção do consumidor. A intenção é justamente essa, já que a temporada de promoções é a arma dos lojistas para alavancar os negócios de janeiro, mês que seria morto em vendas, também prejudicadas pelas obras de revitalização contratadas pela prefeitura, não fosse a corrida pelos preços baixos.

O Natal frustrante para alguns empresários – agravado por conta das fortes chuvas – significou sobra de estoque que será desovada agora. Para estimular as vendas, a sapataria Sílvia Rabelo oferece desconto de 50% na compra do segundo par de menor valor. “Nunca começamos janeiro com desconto direto de 50%. Como tínhamos mais estoque, tivemos que partir para uma liquidação mais pesada”, explica o coordenador das lojas da rede, Natan Mendes Júnior.

Promoção em dobro fisgou a professora Heloísa Laender, disposta a gastar(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press )
Promoção em dobro fisgou a professora Heloísa Laender, disposta a gastar (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press )
A professora Heloísa Laender gostou da oferta e levou dois pares de calçados. “Já comprei óculos e ainda pretendo comprar roupas. Espero janeiro chegar para aproveitar os descontos”, conta. A exemplo da Sílvia Rabelo, a maioria das lojas criou política de vendas que estimula a compra de uma quantidade maior de itens para agilizar a queima dos estoques.

O diretor do Conselho Savassi da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) Alessandro Runcini reconhece que o Natal de 2011 apenas repetiu o de 2010 em vendas, assim como o resultado de todo o ano. “Não foi bom como o ano anterior, mas considerando a situação da Savassi, repetir o resultado de 2010 é positivo”, pondera Runcini ao avaliar os efeitos das obras de revitalização na região.

Reação no Brasil

Depois de ficar estagnado em outubro, o comércio varejista teve uma reviravolta em novembro, quando as vendas avançaram 1,3% segundo dados divulgados nessa quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao mesmo mês de 2010, a expansão no volume de vendas foi de 6,8% e na receita, de 10,9%. Entre os estados pesquisados, Minas Gerais alcançou a sexta colocação no ranking dos que mais cresceram em novembro, frente ao mesmo mês de 2011, com variação de 10,4%.

 

Expansão

O Boulevard Shopping começou o ano com a previsão de receber oito  lojas, das quais quatro já abriram as portas. Entre elas, o primeiro quiosque da rede Fantasia em Belo Horizonte, franquia de produtos inspirados em temas de desenhos animados Disney, que começou a funcionar nessa quinta-feira. Artex, Uatt? e Planeta Celular também iniciaram as operações. A previsão é de que outras inaugurações tragam para o shopping unidades da Bagaggio, Bibi Calçados, Dragon Field e Kalunga – loja do setor de papelaria e escritório que terá a sua primeiro ponto de atendimento fora da Savassi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)