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Estado de Minas

Consumidor belo-horizontino fecha o ano mais inadimplente

Registros junto ao SPC da CDL/BH cresceram 4,67% em dezembro de 2011 na comparação com 2010


postado em 16/01/2012 11:37 / atualizado em 16/01/2012 12:08

O número de pessoas endividadas e inadimplentes em BH também cresceu em novembro(foto: Beto Magalhães/EM/D.A/Press)
O número de pessoas endividadas e inadimplentes em BH também cresceu em novembro (foto: Beto Magalhães/EM/D.A/Press)
O consumidor belo-horizontino fechou 2011 mais endividado, apesar de um ano marcado pela redução no índice de desemprego e aumento da renda real dos trabalhadores. Em dezembro de 2011 o número de registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) teve crescimento de 4,67% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Para a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, o aumento da inadimplência é resultado do período de instabilidade econômica em função da crise externa. “Diante desse cenário os consumidores ficaram menos confiantes, o que dificultou o pagamento das dívidas,” explica Ana Paula.
 
Na comparação com o mês imediatamente anterior, o número de registros junto ao SPC da CDL/BH apresentou queda de 7,75% (Dez.11/Nov.11). O resultado se deve ao recebimento da segunda parcela do 13º terceiro salário, que levou os consumidores a realizarem suas compras de fim de ano sem se endividarem.  “Outro fator determinante foi a redução dos juros do crédito para pessoa física na comparação de novembro com outubro que colaborou no controle financeiro das famílias,” explicou a economista da CDL/BH. No acumulado do ano o aumento de registros foi de 1,91%.

O estudo também apontou que as mulheres foram responsáveis por 52,12% dos registros junto ao SPC, e 47,88% do sexo masculino. Os maiores inadimplentes por faixa etária foram os com idade de 50 a 64 anos (24,08%), e a menor incidência (7,76%), ocorreu na idade de 18 a 24 anos.

Regularização


Em dezembro de 2011, o volume de cancelamento de registros, que ocorre quando os consumidores regularizam seus débitos junto ao SPC da CDL/BH, apresentou aumento de 5,63% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo Ana Paula, o desemprego em queda e massa salarial em alta levaram os consumidores a se sentirem estimulados a “limpar o nome”.
 
Na busca para regularizar os débitos e voltar a consumir, o número de cancelamento de registros cresceu 8,19% em dezembro na comparação com novembro. “A injeção de novos recursos na economia como 13º salário e a queda na taxa de desemprego fizeram com que os consumidores regularizassem seus débitos para realizar as compras de Natal,” explica a economista. No acumulado do ano houve crescimento de 1,60% no número de cancelamento de registros.


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