O Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) da China anunciou hoje que revisou suas estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), com ajuste sazonal, para os dois primeiros trimestres de 2011. Esta é a segunda revisão para os dados neste ano, após as mudanças feitas apenas alguns meses atrás.
A China só começou a publicação de estimativas sobre o trimestre com ajuste sazonal de crescimento do PIB neste ano. Anteriormente, o governo chinês apontava dificuldades em fazer ajustes sazonais adequados para não liberar tais dados.
A taxa de crescimento para o segundo trimestre de 2011 foi revisada para 2,3% em relação ao trimestre anterior, ante estimativa anterior de 2,4%. Isso equivale a uma taxa anualizada de 9,5%.
A estimativa de crescimento para o terceiro trimestre ficou inalterada em 2,3%. O PIB da China cresceu 8,9% no quarto trimestre de 2011 ante igual período do ano anterior, informou o Escritório de Estatísticas nesta terça-feira, queda em relação aos 9,1% de crescimento no terceiro trimestre. No quarto trimestre, o PIB da China cresceu 2,0% sobre o trimestre anterior, o equivalente a uma taxa anual de 8,2%.