(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dólar abre em baixa com dados da China e Europa


postado em 17/01/2012 10:38

O dólar comercial abriu em queda e às 10h32 recuava 0,62%, cotado a R$ 1,774. A trajetória acompanha o ambiente externo positivo e a expectativa de entrada de uma parcela da captação de US$ 1 bilhão do Banco do Brasil.

Lá fora, a comemoração dos mercados começou com os dados chineses e completou-se com números europeus do dia. Na China, a taxa de crescimento do PIB ficou em 9,2% em 2011 e superou as expectativas, animando os investidores. Até porque, em dezembro houve melhora nos dados de produção industrial e de varejo e, além disso, a população urbana da China ultrapassou os habitantes das zonas rurais pela primeira vez, o que também indica boas perspectivas para o país.

Já na Europa, saiu a taxa de inflação na zona do euro, abaixo do esperado. O que mais agradou, no entanto, foi o índice de expectativas econômicas da Alemanha, que subiu e mostrou o melhor resultado desde julho de 2011. E há mais uma rodada de queda nas taxas de juros dos títulos soberanos de países como a Espanha e até da Grécia, o que é um bom motivo para os investidores esquecerem um pouco a piora na classificação de risco feita pela S&P. Afinal, depois que passaram as primeiras reações, a medida não está tendo muito impacto na prática. Vale lembrar que ontem à tarde, a S&P acabou confirmando o que o mercado esperava e piorou também a nota dos títulos da Linha de Estabilidade Financeira Europeia. A notícia mexeu com os mercados um pouco ontem, mas parece ter sido superada, por enquanto.

Por aqui, hoje começa a primeira reunião do Copom em 2012 e a decisão sobre a Selic será anunciada amanhã, após o encerramento das atividades do mercado financeiro doméstico. Depois de alguns vaivéns da última reunião para cá, o mercado fechou consenso em torno de mais um corte de 0,5 ponto porcentual no juro. A princípio, não devem haver grandes alterações de última hora, já que não existe nenhuma novidade que explicasse isso, mas é bom ficar de olho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)