O índice de consumidores que pretendem comprar algum bem durável caiu de 78% no quarto trimestre de 2011 para 60,6% no primeiro trimestre de 2012, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, divulgada hoje pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados. Em relação ao primeiro trimestre de 2011 (71,8%), também houve queda.
Mantendo-se a comparação entre os primeiros trimestres deste ano e de 2011, houve reduções para quase todas as categorias, exceto automóveis, linha branca e cama, mesa e banho.
As categorias com maior intenção de compra no primeiro trimestre de 2012 são: material de construção (9,8%), automóveis e motos (9,4%) e informática (8,4%). No primeiro trimestre do ano passado, as categorias mais mencionadas eram eletroeletrônicos (12,4%), material de construção (10,2%) e informática (9,8%).
Para o presidente do conselho do Provar, Claudio Felisoni de Angelo, o resultado da pesquisa mostra que as medidas tomadas pelo governo para estimular o consumo atenuaram a queda prevista para o fim de 2011, mas não foram suficientes para sustentar o ânimo dos consumidores ao longo do primeiro trimestre de 2012.