A zona do Euro está "à beira" da recessão econômica, considerou na noite desta quarta-feira o chefe dos ministros de Finanças da União Monetária, Jean-Claude Juncker, que pediu soluções para apoiar o crescimento.
Junker falou sobre o assunto durante uma entrevista à imprensa, em Luxemburgo. Lembrou que a recessão "técnica" acontece quando o Produto Interno Bruto (PIB) retrocede durante pelo menos dois trimestres consecutivos.
Numerosos analistas preveem que a atividade econômica na União Monetária passe por uma contração no último trimestre de 2011, do qual ainda não foram divulgadas as estatísticas, e volte a desacelerar no primeiro trimestre de 2012. Consideram que, depois de uma fase recessiva, por um período limitado, a situação vá se estancar, seguida por uma retomada tímida do caminho do crescimento.
Ao final de um encontro com o chefe do governo belga, Elio Di Rupo, Juncker falou sobre a urgência de "consolidar nossas finanças públicas, chamando a atenção para a necessidade de dotar a Europa de uma verdadeira política de crescimento". O assunto voltará a ser abordado na próxima cúpula de dirigentes europeus, no dia 30 de janeiro.