O Reino Unido planeja dobrar o comércio com Brasil, México e Colômbia até 2015, disse hoje o Ministro das Relações Exteriores do país europeu, William Hague. As exportações para o Brasil subiram 23% em 2010 e 9% em 2011, informou o ministro após participar de encontro com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e com o governador Sérgio Cabral, na capital fluminense.
Apesar da crise na Europa, Hague afirmou que o Reino Unido continuará dedicando 0,7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) para programas de desenvolvimento internacional. "Prometemos que não vamos reerguer nossa economia explorando nações mais pobres e estamos mostrando isso com nossas ações", declarou.
Em declaração dada após o encontro com o prefeito, o governador e outras autoridades, o ministro reiterou o apoio britânico a um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele também reforçou a posição britânica de não negociar a soberania das ilhas Malvinas.
Hague também destacou a importância das relações com a América Latina para o Reino Unido e informou que o príncipe britânico Harry virá ao Rio em março para participar de um evento de promoção do país no Brasil.