(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FMI e UE satisfeitos por progressos do plano de recuperação na Irlanda


postado em 19/01/2012 17:44

O FMI e a União Europeia (UE) estão satisfeitos com a Irlanda pela aplicação do plano de recuperação econômica, apesar de o país continuar enfrentando "imensos desafios", segundo as conclusões divulgadas nesta quinta-feira em Dublin por uma missão de especialistas.

Esta missão, integrada por representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia, esteve encarregada de avaliar pela quinta vez a aplicação dos compromissos assumidos por Berlim em troca de uma ajuda de 85 bilhões de euros acordada ao final de 2010.


"A aplicação do programa continua sendo sólida", disseram os responsáveis da missão em um comunicado publicado ao término de uma visita de dez dias a Dublin, em uma auditoria trimestral. Segundo eles, a promessa de redução do déficit para 2011 foi cumprida, com um déficit de "cerca de 10%" do Produto Interno Bruto (PIB) frente a uma meta de 10,6%.

Este resultado foi obtido apesar da debilidade da demanda interna, ligada ao firme controle dos gastos de Estado. A meta do déficit para 2012 se manteve em 8,6%, antes de reduzi-la para 3% em 2015, disseram os especialistas. A Irlanda, cujas finanças foram derrubadas pelo gigantesco custo de salvar seus bancos, teve que adotar uma série de medidas de austeridade draconianas em troca da ajuda internacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)