Os CEOs da Multiplan e da Iguatemi, José Peres e Carlos Jereissati, respectivamente, apontaram forte perspectiva de crescimento para o setor de shopping centers este ano, em conferência realizada pelo Credit Suisse. Os executivos acreditam que o setor deve continuar a ser favorecido pelo baixo nível de GLA (área locável disponível) per capita, especialmente comparado com outros países, reduzida penetração do varejo nos shoppings e aumento do salário mínimo dos brasileiros, o que deve impulsionar a demanda.
O evento confirmou o conhecimento dos executivos em relação as tendências de vendas no varejo, preferências dos consumidores e o real desenvolvimento da empresa, o que contribui para o cenário favorável às empresas, comentaram os analistas do banco, Guilherme Rocha, Daniel Gasparete e Vanessa Quiroga.
Ademais, em relação ao varejo, os executivos acreditam num cenário favorável no médio prazo, apontando ainda que suas estratégias de expansão não devem ser prejudicadas se houver uma desaceleração no crescimento do varejo no País.
Competição com players externos não representa riscos
Os executivos se mostraram otimistas em relação aos concorrentes estrangeiros, como o Westfield, Unibail e SPG, que apesar de serem bem capitalizados e terem bom conhecimento no desenvolvimento de shoppings, não têm o expertise local exigido para construir um grande portfólio no curto prazo.
Com informações InfoMoney