Os investimentos publicitários cresceram 16% em 2011 em relação a 2010, atingindo R$ 88,3 bilhões, de acordo com pesquisa divulgada pelo Ibope nessa quinta-feira. O destaque do levantamento é a participação da internet entre os investimentos publicitários. De acordo com os dados do "Monitor Evolution" que acompanha investimentos dos anunciantes, agências e produtos veiculados nos principais meios de comunicação, nos últimos três anos, a web apresentou crescimento acima da média do mercado e consolidou uma participação de 6%, o equivalente a R$ 5,4 bilhões em investimentos.
Apesar da internet ganhar em espaço em 2011, TVs seguiram na liderança do ranking e, mesmo com o crescimento nos investimentos, que passam de R$ 40,2 bilhões em 2010 para R$ 46,3 bilhões, a participação do meio continuou a mesma, com 53% do total. O estudo também apontou que entre os mercados que recebem mais investimentos, os destaque foram o interior de São Paulo, Fortaleza e Brasília, que cresceram respectivamente 22%, 20% e 19%.
Comércio e varejo
O comércio varejista seguiu na liderança entre os maiores investidores em publicidade com investimento de 22% ou R$ 19,1 bilhões. A seguir aparece Veículos, Peças e Acessórios, com R$ 8,1 bilhões, e em terceiro lugar está o setor de Higiene Pessoal e Beleza, que tem um aumento substancial, passando de R$ 5,3 bilhões em 2010 para R$ 7,4 bilhões em 2011.
O maior anunciante continua sendo as Casas Bahia, que em 2011 investiu R$ 3,3 bilhões em publicidade. A seguir vem a Unilever, que manteve a segunda posição, porém com uma verba 35% superior em relação a de 2010, e a Ambev. Os destaques ficam para a Reckitt Benckiser, que em 2011 aparece na quarta posição e em 2010 era a oitava colocada. Os investimentos do anunciante passam, no mesmo período, de R$ 830 milhões para R$ 1,1 bilhão, um aumento de 42%. Outro destaque é a Cervejaria Petrópolis, que passou da 12ª para a 6ª posição.