(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Patriota elogia decisão dos EUA sobre visto


postado em 20/01/2012 19:25

O ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, elogiou hoje a decisão do governo dos Estados Unidos de facilitar os vistos para os brasileiros. O chanceler lembrou que os brasileiros são um dos maiores grupos de visitantes ao país e também deixam por lá muito dinheiro. "Só podemos ver como uma manifestação positiva. Um grande número de brasileiros tem viajado aos Estados Unidos e contribuído até bastante com a economia americana. Acho que isso é levado em conta pelo governo americano", afirmou.

O governo brasileiro briga há bastante tempo pela facilitação dos vistos, especialmente de negócios. Na visita do presidente Barack Obama, em março do ano passado, essa foi uma das principais reivindicações do fórum de empresários que se reuniu às margens do encontro presidencial. Tanto brasileiros quanto americanos reclamaram da burocracia.


Recentemente, os brasileiros ganharam apoio de empresários e políticos dos estados da Flórida e de Nova York, que pediram a seus parlamentares providências para facilitar a emissão de vistos. Mais de 1,5 milhão de brasileiros viajou aos Estados Unidos em 2011, a maioria para Flórida e Nova York. Recentemente os vistos passaram a ser emitidos com validade de 10 anos - anteriormente era de cinco - para diminuir as filas nos consulados, mas não resolveu.

Patriota afirmou, ainda, que é um bom sinal no momento em que o governo brasileiro prepara a visita da presidente Dilma Rousseff em retribuição à visita de Obama no ano passado. No entanto, ao ser perguntado se as facilidades que serão dadas aos brasileiros - por exemplo, a isenção de entrevista para quem renova o visto, para idosos e crianças - seria também dado aos americanos por reciprocidade, Patriota afirmou que "as dificuldades e demora e entrevista são do lado deles" e que as mudanças eram em reciprocidade ao tratamento já recebido pelos americanos. No entanto, não são poucas as queixas do lado de lá da falta de estrutura dos consulados brasileiros para a concessão de vistos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)