Os preços do petróleo terminaram em queda nesta sexta-feira em Nova York, em um mercado preocupado com a fragilidade da demanda nos Estados Unidos. O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em fevereiro caiu no seu último dia de cotação para 1,93 dólares para 98,46 no New York Mercantile Exchange.
"O mercado se preocupa com duas coisas: a demanda de petróleo nos Estados Unidos, que nas últimas quatro semanas caiu a um nível que não era visto desde abril de 1997, e as negociações de reestruturação da dívida grega", informou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.
Com relação ao mesmo período do ano passado, a demanda de combustível caiu 6,1%. Até então, as cotações do petróleo vinham sendo sustentadas pelas tensões com o Irã. "A atenção é desviada das tensões geopolíticas para a crise da dívida na Europa", resumiu Matt Smith, de Summit Energy (grupo Schneider Electric).
Na Europa, um acordo entre banqueiros e Atenas para desculpar parte da dívida do país europeu é considerado iminente por alguns observadores. "A pergunta que todo o mundo se faz é: o que vai conter este acordo", disse Lipow.