Se você vai viajar no carnaval e ainda não fechou a compra do pacote, é melhor pensar em roteiro em terras brasileiras. As vagas para os destinos internacionais estão praticamente esgotadas. O motivo é fácil de ser explicado: o dólar baixo deixa alguns pacotes no exterior mais baratos do que no país. Só para ter ideia, a diária em resorts em Orlando (EUA) tem preço a partir de US$ 150 (R$ 286) com todas as refeições incluídas no período da folia. No Nordeste brasileiro, as tarifas das diárias nos resorts custam, em média, R$ 600, o dobro do preço.
“Os empresários do turismo no Brasil deveriam repensar suas tarifas, pois há risco de acontecer como no réveillon: em cima da hora, as agência tiveram que fazer promoções para vender os destinos nacionais”, afirma Antônio da Matta, presidente regional da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). Salvador, Porto Seguro (BA) e Fortaleza (CE) estão entre os destinos nacionais mais procurados. Nos pacotes internacionais, Punta Cana (Republica Dominicana), Cancún (México), Buenos Aires (Argentina), Orlando, Miami e Nova York (EUA) lideram a demanda dos turistas.
A venda de pacotes para o carnaval neste ano está cerca de 12% maior do que o mesmo período de 2011. Segundo a Abav, os negócios com a folia vão superar o ano-novo. “As pessoas compraram com mais antecedência e tivemos aumento da malha aérea nacional e local”, observa José Maurício de Miranda, vice-presidente da Abav. A Azul Linhas Aéreas colocou voos extras para Salvador, Porto Seguro, Rio de Janeiro e Campinas no período do carnaval. A TAM também lançou quatro voos novos para Porto Seguro a partir do aeroporto de Confins.
Na Acta Turismo, as vendas para o carnaval cresceram 10% neste ano frente a 2011. “Não temos mais praticamente nenhum lugar para o exterior, pois os preços no Brasil estão muito altos. Na hora que as pessoas comparam os valores, preferem conhecer lá fora”, diz José Carlos Vieira, diretor da Acta. Na sua agência, os pacotes para Punta Cana, na República Dominicana, lideraram as procuras internacionais.
Na Belvitur, todos os bloqueios para Orlando, Miami, Paris e Buenos Aires já estão lotados. A procura por pacotes internacionais cresceu em torno de 12% e dos nacionais, 6%. “O valor do dólar estimula as pessoas a fazerem pacotes internacionais”, observa Marcelo Cohen, diretor da Belvitur.
O diretor comercial da Master Turismo, Lenini Lamounier, avalia que os preços melhores de resorts no Caribe, em relação aos brasileiros, ajudaram a alavancar as vendas dos pacotes internacionais. “O Caribe tem sido a vedete dos destinos no exterior”, diz. A entrada das classes D e E no mercado do turismo ajuda a aquecer o setor, explica Lamounier. “O poder aquisitivo desse público cresceu nos últimos tempos”, diz.
Concorrência americana
O turismo nacional vai ter que repensar os preços com a decisão do governo norte-americano de tornar mais rápida a concessão de vistos para brasileiros, avalia Antônio da Matta, da Abav. A medida foi recebida com comemorações nessa sexta-feira por quem enfrentava fila na Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília. Os EUA querem simplificar e reduzir em 40% o tempo de concessão de vistos para turistas do Brasil, China e Índia. A meta é entrevistar 80% dos candidatos em até três semanas depois do pedido de visto. O Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo vai abrir hoje para atender, em caráter excepcional, cerca de 2,1 mil pessoas que pediram o visto americano. O tempo de espera para o agendamento de entrevista de turismo ou negócios (grande maioria das solicitações) em São Paulo tem se mantido em torno de 50 dias neste início de ano, metade da média do segundo semestre de 2011.