(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Plano de reformas de Portugal está 'em andamento', afirmam UE, BCE e FMI


postado em 21/01/2012 13:06

O programa de reformas ao qual Portugal se comprometeu em troca de uma ajuda internacional está em andamento, comemoraram neste sábado os representantes do grupo UE-BCE-FMI, tranquilizados pelo acordo fechado nesta semana entre o governo e os agentes sociais.

"As reformas previstas seguem em andamento", declarou em uma coletiva de imprensa em Lisboa Jürgen Kruger, chefe da missão da Comissão Europeia responsável por acompanhar a aplicação do plano de ajuda acordado a Portugal em maio passado. Em troca de um empréstimo de 78 bilhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, o país deve iniciar um vasto programa de rigor e de reformas.

O governo de centro-direita assinou nesta semana com os representantes dos empregadores e do segundo maior grupo sindical do país um acordo para "o crescimento, a competitividade e o emprego" que tornará possível "flexibilizar o mercado do trabalho, suprimir os feriados e reduzir as férias".

"Estamos particularmente tranquilizados por este acordo, que aplica as recomendações do programa de ajuda, que foi obtido com o apoio dos sindicatos", afirmou Kruger, ao considerar que "o acordo contribui diretamente para melhorar a competitividade exterior".

Os representantes dos credores de Portugal estavam desde quinta-feira em Lisboa para participar de discussões informais com as autoridades portuguesas sobre as reformas que devem ser realizadas em diversos setores.

Segundo as previsões do governo e destas instâncias internacionais, Portugal será afetado neste ano por uma recessão de 3% do PIB, devido ao impacto das medidas de rigor adotadas. Em nome do FMI, Hossein Samiei também felicitou "as autoridades (portuguesas) pelo bom início dado ao programa de reformas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)